blog

Voltar

15/JUL - 15
JUL
O que é “WWW” e qual é a sua importância?

Breve origem da Internet

A internet surgiu como um dos resquícios tecnológicos da Guerra Fria, ela tinha o intuito inicial de melhorar a comunicação entre tropas e consequentemente conectar as principais Universidades Americanas entre elas, caso queira saber mais sobre a (breve) História da Internet, clica nesse link aqui que a gente te joga direto no nosso Instagram com um mega post contando um pouco mais sobre! O foco desse post é contar um pouco mais sobre o “WWW” e o tamanho da sua importância para tornar a Internet no que ela é hoje.

O que significa “WWW”?

Você deve ser perguntar, “mas o que significa WWW?”. Calma que o estagiário explica!

“WWW” vem do inglês “World Wide Web” que em tradução livre para o português seria algo como “Rede de Alcance Mundial”. Para entender um pouco mais esse conceito, imagine a quantidade imensa de informações que temos atualmente na rede.


Muita coisa certo? Eu por exemplo fico até perdido com tanta informação!

Mas quem criou essa maravilha?

 

Para organizar toda essa informação, em 1992 o cientista Tim Bernes-Lee, junto da sua equipe, inventou uma forma de colocar ordem nessa bagunça.

Meme com TIm Bernes-Lee

Ele criou o conceito do “WWW”. Uma forma de conectar conhecimentos e organizá-los. Sabe quando você está navegando na Internet e eventualmente encontra um texto em azul como esse aqui: >>Instagram da Quadrac<<. Isso é um hiperlink, uma das formas de organizar esse vasto conhecimento. Ao clicar, em seguida ele te direciona para alguma fonte de informação (quem nunca caiu no limbo do Wikipedia clicando em vários links infinitos e caindo em assuntos relacionados?).

Mas só o “WWW” não faz a Internet funcionar, certo?

Certamente que não!

Dessa maneira, a criação do “WWW” não veio sozinha, junto com ela e graças a Lee e sua equipe conseguiram criar também o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) a Linguagem de marcação de hipertextos (HTML), o primeiro navegador (browser), chamado WorldWideWeb, o primeiro servidor HTTP (conhecido depois como CERN httpd), o primeiro servidor web o http://info.cern.ch assim como as primeiras páginas Web que descreviam o projeto todo.

Inegavelmente discutiremos isso tudo em um próximo post com informações mais aprofundadas!

E como a Internet ficou depois de tudo isso?

Anos depois da invenção de todas essas maravilhas, iniciou-se o que chamamos de “Grande Guerra dos Navegadores”. Mas isso é assunto para outro post!

Nos vemos semana que vem!

A Quadrac

Após toda essa revolução, surge a Quadrac. Promovemos a venda de equipamentos para a criação e manutenção de redes de fibra óptica nas telecomunicações. Além disso, ajudamos os ISP e os grandes provedores a levarem internet até a sua residência ou empreendimento.

 

Entre em contato com a Quadrac

O que é “WWW” e qual é a sua importância?
Newsletter Cadastre seu e-mail e receba as novidades