blog

Voltar

05/AGO - 05
AGO
FIBRA ÓPTICA E COBRE, QUAL É A DIFERENÇA PARA UM PROVEDOR?.

Muitos pontos de interrogação surgem quando o assunto é rede de fibra óptica e rede metálica. Ainda que ambas tenham a mesma finalidade — a transmissão de dados entre rede e usuários –, existem diferenças significativas.

Vamos discorrer melhor sobre as duas abaixo, além de pontuar suas diferenças e peculiaridades. Optar entre uma ou outra vai impactar no resultado final, afetado diretamente pela qualidade das redes.

Rede de Fibra Óptica
Mais escolhida atualmente, a fibra óptica é composta por filamentos de vidros ou polímeros, transformando energia luminosa em energia elétrica. Essa energia luminosa viaja por feixes de luz, que percorrem a fibra através de reflexões sucessivas ao longo do cabeamento.
Tal tecnologia não funciona da mesma maneira que os cabos convencionais, superando-os em vários atributos. A fibra óptica possui alta capacidade de transmitir dados com grande rapidez e volume, por distâncias maiores que o cobre.

A fibra processa informações próxima da velocidade da luz, ainda que por estar dentro de cabos (meio físico) propague seus sinais abaixo da velocidade de propagação no vácuo.

Comparativamente, um único fio de Fibra Óptica da espessura de um fio de cabelo consegue transmitir 2,5 milhões de ligações. Enquanto para que o fio de cobre faça o mesmo, é necessário que ele tenha uma espessura de cerca de 6 metros!

Monomodo ou Multimodo
A rede de fibra óptica se divide entre as fibras monomodo ou multimodo. O primeiro tipo é mais comum para transmissão de dados por grandes distâncias, pois apresenta menos dispersão na viagem.

Quanto fibras multimodo costumam ser usadas em redes domésticas, com menor distância entre seus emissores. Ainda que mais barata, suporta menos velocidade na troca de informações se comparada a monomodo.

Rede Metálica ou Par Trançado
A rede metálica, também conhecida como par trançado, vem sendo gradualmente deixada de lado, substituída pela rede de fibra óptica. Principalmente quando existe uma grande demanda, com velocidades altas e grandes redes.

Confeccionada a partir de fios de cobre trançados em pares (daí o nome par trançado), a rede metálica desempenha melhores resultados em pequenas e médias distâncias. Sua principal vantagem reside no baixo custo de implementação, fácil instalação e flexibilidade dos cabos.

Outro fator que desequilibra a comparação em favor da rede de fibra óptica é a procura de fios de cobre por parte de ladrões. Não raro esses fios são roubados para revenda.

Vantagens e Desvantagens da Rede de Fibra Óptica
Justificando a sua implementação recente, a rede de fibra óptica possui algumas vantagens inerentes ao processo de modernização ao que seu uso corresponde. Além da maior velocidade e menor incidência de falhas, ela não enferruja e tem capacidade maior para a transmissão de dados.

Por outro lado, algumas desvantagens também surgem com a fibra: seu alto custo de manutenção e a fragilidade das fibras de vidro o que exige a utilização de equipamentos específicos e mão de obra com elevado grau de especialização.

Onde comprar equipamentos para um ISP de Rede de Fibra Óptica
A Quadrac é especializada na produção e venda de Dispositivos Ativos e Passivos de rede de Fibra Óptica.

Desde 2005 no mercado, a Quadrac fornece os melhores produtos para grandes provedores e ISP. Possuindo produtos homologados na ANATEL e ISO 9001:2015, garantimos qualidade em todas nossas etapas de produção.

FIBRA ÓPTICA E COBRE, QUAL É A DIFERENÇA PARA UM PROVEDOR?.
Newsletter Cadastre seu e-mail e receba as novidades