blog

Voltar

31/JUL - 31
JUL
Como abrir um ISP, ou pequeno provedor de internet

Antes de abrir um provedor de Internet, ou ISP, é necessário que se pense em alguns aspectos.

Quando se quer abrir um ISP, a princípio, um dos aspectos iniciais mais importantes a se analisar, é conhecer bem a região geográfica onde pretende-se instalar a rede. Muitas das vezes a presença de montanhas e morros e o clima do local atrapalham a passagem de sinais. Eventualmente, esses aspectos irão definir qual o tipo de rede que deve ser oferecido para os moradores da área.

Outro ponto que deve ser levado em conta, são os prováveis concorrentes que podem haver na região. Por isso é muito interessante analisar quais empresas já vendem o mesmo serviço que o seu e aplicar melhorias. E com isso se destacar entre os concorrentes.

Obtenção da Licença:

Uma das etapas imprescindíveis a inauguração de um ISP é a obtenção da licença na ANATEL, órgão regulador do ramo. A principal licença é a SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), concedida a pessoas jurídicas e possui o valor de R$9.000. Mas há um outro tipo de licença para os donos de ISP. Para os provedores com menos de 5 mil assinantes, não existe a cobrança de taxa! De tal forma que é necessário comunicar à ANATEL sobre os serviços que serão prestados.

Investimento em Logística e Corpo de Funcionários:

Um dos maiores erros dos ISP é o baixo investimento em logística e em profissionais qualificados.

Tratando a princípio da questão logística, uma rapidez na instalação e transporte de materiais é de extrema necessidade. Excelência no serviço FIDELIZA seu cliente e também o destaca frente aos concorrentes maiores.

Portanto, para garantir o funcionamento constante da rede, é necessário que o corpo de funcionários seja capacitado. Não adianta a empresa ter um ótimo material se ele não for instalado corretamente ou passar por uma manutenção incorreta.

Quais são os equipamentos necessários:

Por isso, garantir uma rede estruturada e confiável é indispensável a utilização de produtos de qualidade, homologados com seus testes e certificações.

Antes de tudo, a Quadrac Telecomunicações e Informática Ltda, oferece produtos de alta confiabilidade e credibilidade no mercado de telecomunicações.

Nós desenvolvemos, fabricamos e fornecemos produtos e soluções TIC. Sempre visando construir, explorar e manter redes de fibra, cobre ou sem fio de qualquer tamanho. Desde ISPs a Operadoras Globais.

Em primeiro lugar, procurando sanar esse problema contamos com alguns dos produtos necessários para iniciar esse processo!

Conjunto de Emenda Óptica Termocontrátil (CEO – QT) 
CTO-Q MINI - Caixa Terminal Óptica para Edificações
Suporte Dielétrico QuádruploSuporte Dielétrico Quádruplo
CDOE-CCDOE-C Aberta
CDOE-PCDOE-P Aberta
Caixas TAR, Emendas Metálicas CEANS 1, 2 e 3;
Emendas Ópticas Aéreas e Subterrâneas;
Alças de ancoragem pré-formadas e suportes dielétricos;
Raquete, Conectores, Microfiltros, LNB’s, antenas;
DGO, CDOE-C (CTO- C), CDOE-P (CTO-P), CDOI, CDOI-A, CDOIA-EX;
Splitteres, Adaptadores, Cordões Ópticos e Terminais ópticos;
OLT e ONT;

Algumas dicas que podem te ajudar no processo:

Um dos erros do empreendedor novato (fatal para ISPs devido a alta competitividade) é não planejar a atuação nesse mercado.

 
Por conseguinte, uma pesquisa detalhada e muitas vezes sendo auxiliada pela contratação de empresas terceirizadas de MKT torna-se de extrema necessidade.
 
Não adianta possuir ótimos equipamentos e técnicos se o seu ISP não consegue se inserir no mercado por falta de pesquisa sobre o público.
 
Inegavelmente, “informação é ouro”, não deixe elas se desfazerem no ar e aproveite toda que você conseguir.
 
Invista em um planejamento de Marketing de primeira linha:
Uma das ações mais importantes de uma empresa é a de criar e manter um bom planejamento de Marketing.
 
A partir do momento em que se estrutura um planejamento eficiente e conciso, nada tende a falhar.
 
Eventualmente, o Marketing de Relacionamento, o Marketing de Conteúdo e o Pós Venda (que está inserido no escopo de
Marketing) e outras ações, estão inclusos em um planejamento.
 
Contudo, o mais importante é sempre se fazer presente, mostrar que está ali ouvindo o cliente, entendendo e aplicando suas sugestões e dando feedbacks a todo momento.
 
O Marketing é a alma de uma empresa, ainda mais de uma pequena.
 
Gestão básica de uma empresa:
Organização Financeira e Reuniões frequentes da Liderança são essenciais para decidir o rumo da empresa.

De acordo com uma pesquisa do IBGE, “De cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade”. E ainda de acordo com o SEBRAE (em uma outra pesquisa), os principais motivos que levam a esse fechamento são: um planejamento deficiente, falta de negociação de prazos com fornecedores, falta de aperfeiçoamento de produtos, falta de investimento na capacitação de funcionários técnicos e sócios, ausência de atualização, falha no acompanhamento preciso das finanças (receitas/despesas) e produto sem diferencial.

Abrir uma empresa não é fácil, mas com um planejamento estratégico, controle financeiro e MKT de qualidade o caminho tende a ser menos penoso.

 

“A Quadrac existe para te ajudar na distribuição dos equipamentos necessários e suporte, existimos para conectar todos ao futuro.”

 
 

Como abrir um ISP, ou pequeno provedor de internet
Newsletter Cadastre seu e-mail e receba as novidades